sexta-feira, 2 de outubro de 2009

“Geração Má e Adúltera”

“Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas.” (Mt. 12:39)
É interessante observar a ênfase do Senhor Jesus nesses adjetivos, pois ele fez questão de dizer que aquela se tratava de uma geração e adúltera.
Para um religioso, adúltero nada mais é que uma pessoa infiel ao casamento. Porém o dicionário detalha um pouco mais o que é um adúltero:
Adúltero: 1. Que viola a fidelidade conjugal; 2. Falso, fementido, fingido; 3. Corrupto, espúrio, ilícito, vicioso; 4. (SM) Homem que mantém relações carnais com mulher que não a sua.
Muitas das vezes consideramos adúltero, somente aquele que trai seu cônjuge, mas para o Senhor, não é assim. Uma vez que adúltero é todo aquele que é infiel a qualquer princípio.
“E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira. (Jr. 3:9)
O perfil do adúltero encaixa-se perfeitamente na descrição do Senhor em Isaías.
“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído.” (Is. 29:13).
Assim, podemos observar que a igreja hoje está se enchendo de adúlteros, uma vez que este se trata de uma pessoa falsa e fingida.
Se observarmos a quem Jesus estava respondendo em Mateus 12:38 vamos ver que se tratava de pessoas de grande autoridade para aquela geração, e era a eles que o Senhor estava classificando como adúlteros. O Senhor estava dizendo que eram fingidos, falsos e corruptos.
Nestes termos, o adúltero mesmo conhecendo a verdade, vive sob o manto da mentira, o seu coração está cheio de fingimento e de falsidade.
Esse tipo de pessoa não se doa por amor, a menos que veja vantagens nisso. Essas pessoas buscam ao Senhor por aquilo que Ele pode oferecer e não pelo que Ele é. O verdadeiro objetivo do adúltero é sempre ele mesmo. É egoísta por natureza. Segue atrás de coisas vãs. Embora diga que a palavra é sua fonte de vida, não é ela seu real alimento. Ensina heresias. E juntamente com ele leva uma multidão, vítimas do engano, pois acreditam que se trata de uma pessoa de Deus.
Porque a igreja está cheia de adúlteros, as pessoas estão querendo distância dos crentes. E os verdadeiros crentes têm dificuldades para evangelizar, afinal, como evangelizar pessoas que não querem mais ouvir o evangelho, por causa do joio que o inimigo plantou em meio do trigo?
“Oh! se tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então deixaria o meu povo, e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, um bando de aleivosos; E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim não me conhecem, diz o SENHOR; Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o próximo anda caluniando; E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam se cansando em proceder perversamente; A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o SENHOR.” (Jr. 9:2-6)
O mundo não tem discernimento de quem é joio ou de quem é trigo. Não podemos culpá-lo, uma vez que o Senhor Jesus nos alertou dizendo que se fosse possível Satanás enganaria até os escolhidos (Mt. 24:24).
Então, o inimigo continua plantando o joio no meio do trigo, e suas sementes germinam e crescem trazendo escândalos, e lembramo-nos de que Jesus disse que eram inevitáveis os escândalos. (Lc. 17:1)
Então, como nos tempos de Noé, a imaginação dos pensamentos do coração dos homens é só má continuamente (Gn. 6:5).
E multiplica-se a iniqüidade, e a maldade dos homens, e os que criam, passam a não crer, e os que já não crêem distanciam-se mais ainda de Deus. Tornam-se loucos (Sl. 53:1).
Há esperança para esta geração?
“Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).” (Ec. 9:4)
Que esperança seria esta?
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa” (1 Tm. 1:1)
Não há outra esperança?
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At. 4:12)
O que acontece em nossos dias é que os homens esqueceram-se completamente de Deus. E os que não se esqueceram, não o conhecem. E os que o conhecem estão divididos entre si por causa de doutrinas de demônios. (1 Tm. 4:1)
Mas os justos, não devem retroceder (Hb. 10:38).
Aquele que tem a sua esperança no Senhor sabe a quem invocar.
"E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar". (Jl. 2:32)
Mudança de atitude, é a ordem para esta geração, para que se manifestem os filhos de Deus.
Mudança de atitude até mesmo para os santos, para que possam ser achados dignos de serem chamados filhos de Deus.
"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" (Fp. 2:15).


autor: Antonio Carlos Almeida de Oliveira

Nenhum comentário: